São Sebastião é representado pela imagem do momento de seu martírio, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas. Ele é o protetor da humanidade contra a fome, as guerras e as epidemias e padroeiro de diversas cidades brasileiras, além do Rio de Janeiro.
Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.
Produtos de Iemanjá
Representa a fuga da Sagrada Família para o Egito, por isso, também é conhecida como Nossa Senhora da Fuga. É padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiarem ou a fim de procurar trabalho no estrangeiro.
Nossa Senhora do Desterro é conhecida como a “Santa dos Imigrantes”, dos que tiveram que deixar suas terra natal para viver em outro lugar em busca de uma vida melhor, como ocorre com Maria e José no livro de Mateus na Bíblia (Mt 2, 13-23), onde na passagem bíblica um anjo aparece em sonho a São José pedindo para que ele e sua família fugissem para o Egito, por conta da perseguição do Rei Herodes que procurava Jesus para matá-Lo. Eles permaneceram cerca de quatro anos fugitivos, desterrados no Egito, até que José é avisado em sonho pelo mesmo anjo que Herodes já havia falecido.
Produtos da Nossa Senhora do Desterro
Esposo da Virgem Maria e o pai de Jesus. Operário, é tido como padroeiro dos trabalhadores, e, pela fidelidade à sua esposa e dedicação paternal a Jesus, é padroeiro das famílias, emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.
São José é, sem dúvida, uma dos santos mais importantes da Igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades. São José tem, diante de Deus, privilégios únicos. Esta é uma das revelações que foram dadas à Serva de Deus chamada Santa Águeda:“Por sua intercessão alcançamos a virtude da castidade e a vitória sobre as tentações contra pureza; alcançamos o poderoso auxílio da graça para sair do pecado e voltar à amizade com Deus; alcançamos a benevolência da Santíssima Virgem Maria e a verdadeira devoção a ela; alcançamos a graça de uma boa morte e a especial proteção contra o demônio nesta hora.” A Igreja afirma que os espíritos do mal estremecem quando ouvem o nome de São José ser invocado. Pela intercessão de São José, podemos alcançar a saúde e a ajuda nas dificuldades. Através dele, as famílias podem alcançar a bênção de uma vida digna.
Produtos de Sâo José
Por sua vida piedosa e por alguns milagres que lhe são atribuídos, é considerando popularmente como santo na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Embora não estando canonizado, sua sepultura é local de romaria e peregrinações.
É tradicionalmente venerado pelos negros, que relacionam o período de escravidão e a origem africana do santo com o seu próprio passado de escravidão e suas raízes.
São Benedito, o Negro (ordem OFM Cap), conhecido também como São Benedito , o Mouro; Benedito, o Africano; Benedito de Palermo. São Benedito (Sicília, 31 de março de 1524 – Palermo, 4 de abril de 1589), é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu em 1524 na Sicília (Itália), em família pobre e descendente de africanos escravizados na Etiópia. Outras versões dizem que foi um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. Chamado pelo apelido de “mouro” devido a cor escura da pele.
Produtos de São Benedito
Expedito foi tocado pela graça de Deus em um sonho. No sonho, com um corvo representando o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra cras, do latim, que significa amanhã, deixe sua conversão para amanhã. Porém, de repente, Expedito decidiu e pisoteou o corvo dizendo: hodie, que significa hoje, em latim. O Comandante Expedito acordou do sonho decidido e confirmou sua conversão. Por isso ele é considerado o Santo das causas urgentes.
Santo Expedito, cuja festa é celebrada neste dia 19 de abril, é tradicionalmente invocado diante de problemas urgentes. É venerado, por exemplo, como protetor de problemas no trabalho, família e em casos de juízo. Este título se deve a uma rápida ação que realizou contra o demônio.
Segundo a tradição, quando Santo Expedito ia se converter, o maligno se aproximou dele como um corvo e começou a gritar: “cras, cras, cras”, que em latim significa “amanhã, amanhã, amanhã”. Tudo para fazer com que deixasse a sua decisão para depois e sua fé se esfriaria.
O santo imediatamente esmagou o corvo tentador, dizendo: “Hodie, hodie, hodie!”, que significa “hoje, hoje, hoje”. “Nós não vamos deixar nada para amanhã, a partir de hoje serei cristão”, acrescentou. No final, morreu como um mártir valente.
Produtos de Santo Expedito
Por sua vida piedosa e por alguns milagres que lhe são atribuídos, é considerando popularmente como santo na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Embora não estando canonizado, sua sepultura é local de romaria e peregrinações.
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo. O local da morte é incerto: algumas fontes apontam que o futuro santo guerreiro teria sido assassinado na cidade de Lida, em Israel, onde os supostos restos mortais repousam até hoje. Já outras apontam a cidade de Nicomédia, na Turquia.
É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. É Deus. É o amor entre o Pai e o Filho personificado, vivo e atuante. É Ele quem passa a habitar em nosso coração pelo batismo e quem guia os que creem em Jesus Cristo no caminho da salvação. A Bíblia usa imagens simbólicas para representa-lo, como, Fogo, Sopro, Vento, Água Viva e o símbolo da pomba.
São Peregrino Laziosi é o santo protetor das pessoas com câncer, sendo comemorado em 5 de maio. Ele consagrou sua vida servindo a Deus após sua conversão ao cristianismo.
Produtos de Sâo Peregrino
É uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917.
Foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração. Seu marido foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se de sua morte, mas Rita disse que preferia ver seus filhos morrer a “derramar mais sangue”. Padroeira das causas impossíveis, dos doentes e das mães.
Ainda muito jovem, aos 13 anos, foi prometida ao Imperador Diocleciano para ser sua esposa em troca da pacificação de confrontos políticos. Como Filomena se recusasse a casar, porque havia eleito o próprio Senhor Jesus Cristo para seu esposo, o tirano ordenou que a colocassem num cárcere e a flagelassem sangrentamente. Tendo sido curada miraculosamente desta e de várias outras crueldades, por fim, a heroica jovem foi decapitada, por ordem do Imperador.
Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
Produtos de Santo Antônio
Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor..
O Imaculado Coração de Maria é uma devoção mariana católica que ganhou grande destaque com as aparições de Fátima e encontrou o derradeiro reconhecimento mediante as revelações de Jesus Cristo feitas à Beata Alexandrina de Balazar. Esta devoção consiste na veneração do Coração da Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus.
Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos, como o “precursor” do prometido Messias, Jesus Cristo. A importância do seu nome João advém do seu significado que é “Deus é propício” e apelidaram-no “Batista” pelo facto de pregar um batismo de penitência. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
Nossa Senhora Rainha é um dos títulos de Maria, mãe de Jesus. Maria é invocada como rainha doze vezes: Rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos confessores, das virgens, dos mártires, de todos os Santos, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus. Ela é venerada como Mãe de Deus e Bendita entre todas as mulheres da terra.
Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente. Sua fama de produtora de milagres data desde quando a estátua ainda pertencia à uma família espanhola, e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até o presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas se espalhando por todo o mundo católico.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.
Foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. A Igreja Católica considera Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o seu primeiro papa. Ele seria, até hoje segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos. Padroeiro dos Papas e dos pescadores.
O Divino Pai Eterno, de acordo com a fé cristã Católica é uma concepção ao Deus Pai e sua devoção começou em 1840, quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa Xavier encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a Representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria nos céus.
Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942. Em 18 de outubro de 1991 foi beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião da sua visita a Florianópolis. Foi por fim canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. É considerada a primeira santa brasileira, mesmo não tendo nascida no Brasil.
Foi um monge, fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Era irmão gêmeo de Santa Escolástica. Foi designado patrono da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo também patrono da Alemanha. É venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos.
Relembra a devoção de todo trabalhador por Maria, por nossa senhora, aquela que sempre abençoa os trabalhos.
Considerado um mártir cristão, São Cristóvão foi morto durante o reinado de Décio, imperador romano do século III. Apesar de ser um dos santos mais populares do mundo, muito pouco se sabe ao certo sobre sua vida. Padroeiro dos peregrinos, motoristas e viajantes.
Segundo a devoção católica, é uma figuração de Jesus Cristo em que este é venerado na visão de sua ascensão.
A Virgem Maria recebeu esse título porque apareceu a um pastor de ovelhas, ex-soldado que lutara contra os muçulmanos e perdera um braço na guerra. Muito devoto de Nossa Senhora, ele refugiou-se na serra para sobreviver como pastor e dedicar-se à oração. Certo dia, chegou numa gruta onde deparou-se com uma imagem de Nossa Senhora e ouviu uma voz celestial pedindo-lhe que fosse construída uma igreja ali. Como prova da veracidade da mensagem, Deus, por intercessão de Maria, restituiu o braço perdido de Juan. Onde não havia mais braço, um novo e perfeito braço apareceu. Protetora da cabeça, do cérebro, da inteligência, da sabedoria e da justiça.
Tradicionalmente invocada pelos doentes, tornou-se particularmente cultuada a partir dos finais do século XVI, sendo-lhe atribuída a intervenção miraculosa que levou ao fim de vários surtos de peste ocorridos em Portugal.
A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem toda uma catequese ensinada através de uma pintura do ano 1700. A devoção nasceu na Alemanha, inspirada numa frase de Santo Irineu, que foi bispo de Lyon, França, no Século III: ‘Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou’.
Maria Izilda de Castro Ribeiro, mais conhecida como a Menina Izildinha, o Anjo do Senhor, foi uma menina a quem se atribuíram milagres e curas, até mesmo depois de morta. Nos anos 50 do século XX os seus parentes moradores no Brasil resolveram trasladar o seu corpo para o Brasil. Em 1 de agosto de 1950, portanto 39 anos após sua morte, quando foram fazer a exumação do seu corpo verificaram que ele continuava em perfeito estado, bem como as suas vestes e até as flores que enfeitavam a urna funerária.
A imagem de Nossa Senhora das Dores apresenta-nos uma simbologia clara e bela sobre os sofrimentos pelos quais a Virgem Maria passou. Os sofrimentos da Mãe de Jesus a tornam uma grande intercessora diante de Deus em nosso favor. Foi num momento de sofrimento, durante a crucificação de Jesus, que o Mestre nos entregou sua mãe como ‘Nossa Mãe’. Portanto, as Dores de Nossa Senhora são importantes e a tornam também ‘Co-redentora’ da humanidade.
A imagem dos santos Cosme e Damião, conhecidos também como os santos gêmeos, conta-nos muito sobre a vida desses dois irmãos que se santificaram através do exercício da medicina, da oração e da doação aos mais necessitados. Os dois irmãos estudaram medicina na Síria e exerceram o ofício em várias cidades do Oriente Médio por volta do ano 260. Eles conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e protetores das crianças.
Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais. No segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu. Neste papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas. As orações católicas em geral se referem a este papel de Miguel. No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada. Em seu quarto papel, São Miguel é também o guardião da Igreja. Este papel também se estende a ser o santo padroeiro de numerosas cidades e países.
O nome Gabriel também vem do Hebraico e quer dizer “Deus é meu protetor” ou, ainda, “homem de Deus”. São Gabriel Arcanjo tem como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus.
O nome Rafael é a junção de duas palavras hebraicas: “Rafa”, que significa cura, e “El”, que significa Deus. Rafael, portanto, significa “Cura de Deus” ou, também, “Curador divino”. Ele é considerado o chefe dos anjos da guarda. Também é invocado como o anjo da Providência, aquele que está sempre velando por toda a humanidade. Na missão de São Rafael Arcanjo, está incluída a cura das feridas da alma e do corpo. São Rafael Arcanjo é também um dos sete espíritos que assistem mais próximos de Deus.
Conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos e religiosos em geral por seu “jeito prático e simples de abordar a vida espiritual”. Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja. O papa Pio X chamou-a de “a maior entre os santos modernos”.
Anjos da guarda são os anjos que, segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida.
Nossa Senhora do Bom Parto é uma devoção muito antiga, da qual se tem notícia desde o Século XI. A representação veio passando por várias fases ao longo dos séculos e, hoje, temos esta, acima, que representa muito bem a devoção. Trata-se de uma devoção que nasceu daquele que, talvez, seja o momento mais importante da vida de qualquer mulher: o parto.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica. Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Mãe Peregrina ou ‘Mãe Rainha’ é um título de Nossa Senhora originário da Alemanha. Ela é a padroeira do Movimento Apostólico Internacional de Schöenstatt, fundado pelo Pe. Joseph Kentenich. O título ‘Peregrina’ vem do fato de esta imagem de Nossa Senhora ir ‘peregrinando’ de casa em casa, sempre num grupo de trinta casas, cada dia em uma casa. Esta ‘Peregrinação de Nossa Senhora’ foi iniciada pelo Brasileiro João Pozzobon, na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Hoje ela peregrina em milhões de lares em amis de noventa países, abençoando e transformando a vida de milhões de fiéis.
Frei Galvão é o padroeiro dos engenheiros, arquitetos e construtores. Foi o primeiro santo nascido no Brasil a ser canonizado.
A imagem de São Judas Tadeu revela muito sobre a vida deste que foi um dos doze apóstolos de Jesus. Além de discípulo e apóstolo, Judas Tadeu era também primo de Jesus, filho de Cléofas, irmão de São José, e de Maria de Cléofas, irmã de Nossa Senhora. Era irmão de Tiago Menor e de Simão. Ele é o autor da ‘Carta de Judas’, o menor livro do Novo Testamento. Na carta, ele pede para os fiéis daquela época afastarem-se dos falsos profetas.
Catarina de Alexandria, também conhecida como A Grande Mártir Santa Catarina é uma santa e mártir cristã que se alega ter sido uma notável intelectual no início do século IV. Joana d’Arc disse que Santa Catarina apareceu-lhe várias vezes. É tradicionalmente reverenciada como um dos Catorze santos auxiliares.
A imagem de Jesus misericordioso foi revelada a Santa Faustina Kowalska, na Polônia, a partir de 1931. O próprio Jesus Cristo apareceu a ela e pediu que fosse pintado um quadro exatamente como ela via, para que o mundo conhecesse a misericórdia de Deus. Trata-se de uma imagem sagrada, cuja simples contemplação nos trás grandes graças. O próprio Jesus disse: ‘Por meio dessa Imagem concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela.
Bárbara foi denunciada pelo próprio pai Dióscoro ao prefeito Martiniano que a mandou para tortura numa tentativa de a fazer renunciar sua fé, fato que não aconteceu. Bárbara foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai a executou, degolando-a. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão estrondou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro. Por este motivo, é invocada como protetora por ocasião de tempestades, raios e trovões.
Santa Lúcia de Siracusa, mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã. Condenada por sua fé, teve os olhos arrancados de sua face, mas milagrosamente nasceram-lhe dois lindos olhos, sãos, perfeitos e mais lindos do que os outros. É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.
Fonte:
Velas São Domingos